terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Festa de São Benedito!

Neste final de semana foi a Festa de São Benedito na cidade de Porto Feliz-SP (cidade das Monções).
Fui registrar essa manifestação, que além de religiosa faz parte de nossa cultura popular. Uma pergunta que eu tinha era: Porque a Festa de São Benedito tem datas diferentes? Então a Gislaine, amiga querida e que faz parte da irmandade de São Benedito explicou "É porque não se tem registro da data de seu nascimento, então há várias datas para essa festa, a de Porto Feliz é sempre no último domingo de Janeiro, em Tietê-SP é sempre no último Domingo de Setembro, e assim vai..."

Vamos dar uma espiada como foi?

 Os preparativos começam no Sábado, as meninas estão a todo vapor na preparação do almoço de Domingo que é oferecido as irmandades de outras cidades que vem participar da procissão

No Domingo 5:00 horas da manhã Dna. Conceição, e sua equipe, já está na labuta preparando o café da manhã para a chegada das irmandades.
 As meninas, "com a mão na massa", servindo o café com leite, o cafezinho preto, o pãozinho, para a primeira leva que começa a chegar às 7:00 horas.

Depois do café é feita a preparação do andor de São Benedito que sai na procissão às 9:00 horas. (Durante todos esse anos o horário da procissão era às 17 Horas, mas neste ano o padre decidiu mudar o horário).


 
Destaque para o trabalho delicado dos estandartes das irmandades de São Benedito, lindamente bordados e pintados a mão.
Estandarte da irmandade de Porto Feliz-SP
Estandarte da irmandade de Porto Feliz-SP
Estandarte da irmandade da Paróquia Bom Jesus dos Aflitos, Sorocaba-SP
Estandarte da irmandade da Vila Carvalho, Sorocaba-SP
Estandarte da irmandade da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Ponte, Sorocaba-SP
Estandarte da irmandade da Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, Aparecidinha, Sorocaba-SP
Estandarte da irmandade de Piracicaba-SP
Estandarte da irmandade de Cerquilho-SP
Estandarte da irmandade da Paróquia de São Benedito das Vitórias, Vila Formosa, São Paulo-SP
Após a pocissão, a chegada das irmandades a igreja de São Benedito para a missa de celebração:

A igreja estava tão cheia, que não consegui fotografar a missa, mas acompanhei do barracão...

Enquanto isso, as meninas responsáveis pelo almoço das irmandades, estavam nos últimos preparativos, pois logo após a missa já é servido o almoço:
 A fila estava enorme e a comida delíciosa... pensei que não sobraria um pratinho pra mim, mas São Benedito é ponta firme, a comida deu para todos e ainda sobrou! rsrsrs

Enquanto esperava que todos almoçarem, fui registrar o lindo jogo de capoeira do grupo Atitudo Brasil, de Porto Feliz, na entrada da igreja em homenagem a São Benedito:

Bem, é isso... deixei a máquina fotográfica de lado, arregacei as mangas e comecei a ajudar na louça, pois eram muitos pratos para lavar e muito chão pra varrer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário