Pra comemorar 09 de Fevereiro, dia do FREVO, posto aqui uma linda tela pintada pela artista plástica Maria Bob, que passou para sua obra toda a cor e o ritmo vibrante dessa daça brasileira!
A palavra frevo surgiu da deformação da palavra ferver, que virou frever, e passou a significar efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai-e-vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa.
O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileiros com origens no estado de Pernambuco, misturando marcha, maxixe e elementos da capoeira
Surgido na cidade do Recife no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu estandarte.
A dança do frevo pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.
Tem informações históricas muito importantes sobre o frevo no blog da Professora Silvana Morel, vale a pena clicar:
http://silmoreli.blogspot.com/2010/02/09-de-fevereiro-dia-do-frevo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário