segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Oficina SESC Santana 2011

Olá queridos, na última quinta-feira (10/11) foi e encerramento da oficina "OBJETOS EM PAPEL MACHÊ", que ministrei de 11/10 a 10/11, terças e quintas, das 14:30 às 16:30h, no SESC Santana, em São Paulo. 

Como foi muito corrido, pois como sabem, além de minhas atividades como artista plástica, sou produtora e estou no meio da produção do PRÊMIO IBAC / ESCOLA DA CIDADE 2011 e do lançamento do livro "DICIONÁRIO DE FILMES BRASILEIROS - Curta e Média Metragem" (ambos acontecerão no dia 23/11, o primeiro às 19 horas e o segundo às 20 horas, em breve postarei detalhes sobre os eventos) foi impossível ir postando aula a aula como tinha planejado, mas enfim, antes tarde do que nunca...

Hoje vou postar a receita e o passo a passo de como preparar a massa de papel machê que utilizo. As fotos foram tiradas pela Filó, uma de minhas alunas, que gentilmente as cedeu para que pusesse no blog. Ela se inscreveu junto com sua filha Ana na oficina, assim poderá orientá-la nos trabalhos escolares, olha que super mãe!

RECEITA

- 2 rolos de papel higiênico macio (de preferência da marca Mirafiori de 30m);
- 250gr de cola branca (de preferência Cascorez do rótulo azul);
- 1 copo americano de amido de milho;
- suco de 1/2 limão;
- 1 balde de 8 litros cheio de água;
- 1 saco alvejado (tipo pano de chão);
- 1 bacia de 30cm de diâmetro;
- 1 pote de plástico (tipo o de sorvete de 2 litros);
- 2 sacos de plástico (tipo de supermercado);
- 1 cabo de madeira ou plástico (pode-se usar o cabo da colher de pau ou uma caninho de bobina de fax usada).

MODO DE PREPARO

Encha o balde de água. Desenrole o papel higiênico pouco a pouco na água.

Com a mão aberta faça movimentos de "tchau" dentro d'agua para ir desmanchando o papel. Para ajudar a desenrolar o papel, encaixe no rolo o cabo da colher de pau, a bobina de fax ou o cabo de um pincel, como fez a Filó na foto.

Depois de desmanchar todo o papel, coloque o pano alvejado sobre a cuba da pia, tanque ou mesmo em outros balde (assim reaproveitamos a água para lavar o próprio pano) e despeje o papel. Junte as pontas do pano e faça uma "trouxinha", precionando contra a pia para tirar o excesso de água.

Abra o pano e coloque o papel dentro da bacia (nesta foto a aluna usou o próprio balde, pois não tinha a bacia adequada). Com a mão vá abrindo a "massaroca" de papel que tiramos do pano, ela vai ficar como na foto, em floquinhos.

Despeje a cola branca e misture bem.

Depois da cola acrescente o amido de milho e misture novamente.

Coloque o suco de meio limão (ele serve para conservar a massa, pois o amido de milho é perecível). Obs: não esprema o limão no sol, isso causa queimaduras na pele.

Misture tudo novamente. Se a massa ficar muito molhada, coloque mais um pouco de amido de milho, até desgrudar da mão.

Depois de tudo bem misturado, pegue montinhos de massa e vá passando de uma mão para outra, assim a massa fica mais homogênea. 
 (Esta é a Filó, vejam como ela faz os montinhos)

Posicione os 2 sacos plásticos de supermercado dentro do pote de plástico, como se estivesse forrando uma lixeirinha. Vá jogando esses "bolinhos de massa" dentro do saquinho plástico.

Depois de toda a massa colocada no pote, amarre o saco plástico, isso mantém a umidade, não permitindo que endureça. Não se preocupem se a massa soltar água de um dia para o outro, isso é normal. Caso aconteça, é só tirar o saco de dentro do pote, jogar a água que soltou fora e voltar o saco para o lugar.

Bem, por hoje é só, embreve postarei o vídeo com mais detalhes da preparação da massa. Qualquer dúvida me escrevam e deixem seus comentários!

Um comentário:

  1. Oi!
    Pode colocar água sanitária no papel do molho porque esta faz o papel de conservante para o papel machè. Funciona super bem.
    E colocar uma colher de chá cheia de pedra hume em pó na mistura ajuda a que ela fique bem durinha depois!
    Um abraço!

    ResponderExcluir