domingo, 29 de agosto de 2010

Naïf, Folclore e Cultura Popular

Agosto, mês do folclore, uma de minhas paixões... 

Retrato nestas 3 telas Naïf (cada uma com dimensão 1,20m x 30cm):


A Lenda da Iara, "Mãe das Águas", que com seu canto mágico arrasta os homens para o fundo dos rios. De origem indígena, ela é um dos mitos mais conhecidos da região AmazônicaContam os índios que Iara era uma excelente índia guerreira. Muito elogida por seu pai, despertava o ciúme dos irmãos. Um dia, eles resolveram matá-la, porém, ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa. Iara fugiu para as matas. Porém, o pai conseguiu capturá-la. Como punição, foi jogada no rio Solimões. Os peixes que ali estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia.

Festa do Divino, (de origem portuguesa, assim como a Folia de Reis), leva grupos religiosos que, em procissão, percorrem diversas casas (Folia Urbana) ou fazendas (Folia Rural) carregando consigo as Bandeiras do Divino, oferecendo as Bênçãos  do Divino Espírito Santo, recolhendo esmolas e convocando o povo para a Festa. A manifestação foi representada em praticamente todas as regiões do Brasil, com características diferentes em cada região, mas tendo como elemento em comum a "Pomba Branca"e a "Santa Coroa". No litoral do Paraná, os grupos seguem em barcos enfeitados com fitas coloridas, bandeirinhas e flores, tocando mar afora, dando um colorido especial no azul das águas... 

e Folia de Santos Reis (auto popular), Reisado, Companhia de Reis  ou simplesmente Folia de Reis, cortejos de caráter religioso que se realizam em vários estados do Brasil entre o Natal (25/12), e a Festa de Reis (06/01).  
Um de seus personagens mais curiosos é o "Palhaço" ou "Bastião". Sempre máscarado, se veste com roupas coloridas e leva consido uma espada ou facão de madeira, com o qual defende a bandeira. Os cantos do cortejo se dividem em "chegada" (o mestre pede permissão para entrar na casa), "saudação" (o pastoril) e "despedida" (o grupo agradece as doações, a acolhida e se despede).

Aproveito para dar um aviso: Revelando São Paulo 2010, vai acontecer de 10 a 19 de setembro no Parque da Vila Guilherme (Trote). Comidas típicas, folclore, artesanato e muito mais. Detalhes: www.abacai.org.br

Para saber um puco mais sobre essas belíssimas tradições, veja:
Dicionário do Folclore Brasileiro, de Câmara Cascudo 

Indico também, os documentários "Dias de Reis - a história de uma companhia de Reis de Curitiba" e "Divino - folia, festa, tradição e fé no litoral do Paraná", ambos da Olaria Projetos de Arte e Educação (www.olariacultural.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário