terça-feira, 31 de agosto de 2010

Estandarte Naïf "Passaredo"

Ei, pintassilgo
Oi, pintaroxo
Melro, uirapuru
Ai, chega-e-vira
Engole-vento
Saíra, inhambu...

(Francis Hime e Chico Buarque)

Música e pássaros, duas paixões que juntei na criação desta tela em forma de estandarte.
Em homenagem a música de Francis e Chico, música esta que me inspirou, juntei o máximo de pássaros brasileiros que cabiam nesta tela. No tronco da árvore, perto dos pássáros, escrevi o nome de cada um. Já estou projetando uma obra com o mesmo tema, mas em 3D.

Dimensão: 1,40m x 60cm





E para quem não conhece a música, segue o gostinho na voz do grupo vocal MPB 4... é só clicar: "Passaredo"

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

No Tabuleiro da Baiana Tem...

... uma planta com lindas folhagens! 

Inspirada na música do saudoso Ary Barroso, segue minha criação... 



A estrutura dessa peça foi confeccionada com material reciclável. Fiz uma "papietagem" e modelei os detalhes com papel machê para finalizar. No tabuleiro utilizei um pedaço de madeira redonda que ia para o lixo e a recobri com massa. Para enfeitar (pois baiana sem enfeite não é baiana), coloquei um par de brincos de argola e um colar de cores.

A idéia inicial era transforma-la num porta copos que ficasse ao lado do sofá, mas quando coloquei a planta sobre ela, vi os olhinhos dela brilharem! Ela escolheu... Ficou muito mais charmosa assim. O que acham?


Dimensão: 80 cm de altura (sem a planta, é claro)

domingo, 29 de agosto de 2010

Naïf, Folclore e Cultura Popular

Agosto, mês do folclore, uma de minhas paixões... 

Retrato nestas 3 telas Naïf (cada uma com dimensão 1,20m x 30cm):


A Lenda da Iara, "Mãe das Águas", que com seu canto mágico arrasta os homens para o fundo dos rios. De origem indígena, ela é um dos mitos mais conhecidos da região AmazônicaContam os índios que Iara era uma excelente índia guerreira. Muito elogida por seu pai, despertava o ciúme dos irmãos. Um dia, eles resolveram matá-la, porém, ela ouviu o plano e resolveu matar os irmãos, como forma de defesa. Iara fugiu para as matas. Porém, o pai conseguiu capturá-la. Como punição, foi jogada no rio Solimões. Os peixes que ali estavam a salvaram e, como era noite de lua cheia, ela foi transformada numa linda sereia.

Festa do Divino, (de origem portuguesa, assim como a Folia de Reis), leva grupos religiosos que, em procissão, percorrem diversas casas (Folia Urbana) ou fazendas (Folia Rural) carregando consigo as Bandeiras do Divino, oferecendo as Bênçãos  do Divino Espírito Santo, recolhendo esmolas e convocando o povo para a Festa. A manifestação foi representada em praticamente todas as regiões do Brasil, com características diferentes em cada região, mas tendo como elemento em comum a "Pomba Branca"e a "Santa Coroa". No litoral do Paraná, os grupos seguem em barcos enfeitados com fitas coloridas, bandeirinhas e flores, tocando mar afora, dando um colorido especial no azul das águas... 

e Folia de Santos Reis (auto popular), Reisado, Companhia de Reis  ou simplesmente Folia de Reis, cortejos de caráter religioso que se realizam em vários estados do Brasil entre o Natal (25/12), e a Festa de Reis (06/01).  
Um de seus personagens mais curiosos é o "Palhaço" ou "Bastião". Sempre máscarado, se veste com roupas coloridas e leva consido uma espada ou facão de madeira, com o qual defende a bandeira. Os cantos do cortejo se dividem em "chegada" (o mestre pede permissão para entrar na casa), "saudação" (o pastoril) e "despedida" (o grupo agradece as doações, a acolhida e se despede).

Aproveito para dar um aviso: Revelando São Paulo 2010, vai acontecer de 10 a 19 de setembro no Parque da Vila Guilherme (Trote). Comidas típicas, folclore, artesanato e muito mais. Detalhes: www.abacai.org.br

Para saber um puco mais sobre essas belíssimas tradições, veja:
Dicionário do Folclore Brasileiro, de Câmara Cascudo 

Indico também, os documentários "Dias de Reis - a história de uma companhia de Reis de Curitiba" e "Divino - folia, festa, tradição e fé no litoral do Paraná", ambos da Olaria Projetos de Arte e Educação (www.olariacultural.com.br).

sábado, 28 de agosto de 2010

Mãos na Massa!



No dia 17 deste mês, iniciei uma oficina no SESC Santana chamada "Papel Machê e sua Aplicações". O objetivo principal da oficina é ensinar a feitura da massa do papel machê e ilustrar como ela pode ser utilizada. Como as aulas terminam no próximo dia 02/09, não pudemos fazer muitas peças, mas as caixinhas decoradas e os utensílios já valem a pena. Sei que sou suspeita para falar, mas estão ficando lindas! Vejam vocês mesmos as peças que  as alunas estão criando. Digo criando, porque a intenção é fazer com que os alunos desenvolvam uma idéia, rabisquem, criem mesmo. Todos podemos fazer, mas às vezes nossa criatividade é meio preguiçosa, então temos que dar um empurrãozinho...



Luzia preparando a massa de papel machê...


Doroti decorando sua caixa


Kátia e seu "potão"


Carina iniciando sua bandeja...


Denise observando sua criação


Ana e seu "corujão"


Linda colorindo sua caixa


A Turma toda, e...

Seus "filhos"!!!!



terça-feira, 17 de agosto de 2010

Índio Peri

Peri foi encomendado por uma educadora infantil para contar a lenda da Pitangueira nas escolas.


Material: Espuma forrada com tecido
Dimensão: 40cm de altura

Alegria! Alegria!





















Esses simpáticos palhacinhos foram encomendados por um pediatra. A consulta com as crianças deve ser no mínimo divertida...

Fantoches ou "bonecos de luva". O corpinho é de tecido para "vestir" a mão e a cabecinha é de papel machê.
Dimensão: 20cm de altura

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Nêga Maluca

A obra "NÊGA MALUCA", foi confeccionada com material reciclável e modelada com papel machê. Escultura decorativa que, devido ao peso, pode ser utilizada como "peso de porta".
Dimensão: 30 cm de altura

Saudosa Maloca - Naïf


Na obra naïf "Saudosa Maloca" foi utilizada técnica mista (acrílica, latéx, tinta de tecido e papel machê). Dimensão: 1m x 1m