"Sei que estou bem atrasada nesta postagem, mas só hoje consegui melhorar de uma gripe fortíssima que me derrubou após a correria da produção do Prêmio IBAC / Escola da Cidade. Ser produtora executiva de um evento desse porte não é nada fácil... Mas vamos ao que interessa, mesmo passando uma semana, já que o Prêmio IBAC / Escola da Cidade foi na quarta-feira passada, dia 24 de novembro, faço questão de dividir esse momento com vocês. Para os que foram, um gostinho de lembrança e para os que não puderam ir por algum motivo, um aperitivo do que foi essa linda noite...
Vou postar as imagens seguindo o "Programa do Evento", para que acompanhem detalhadamente cada instante. Espero que curtam e que nos vejamos todos no Prêmio IBAC / Escola da Cidade 2011."
O Prêmio IBAC é um evento anual, criado pelo IBAC Instituto Brasileiro Arte e Cultura e realizado em parceria com Escola da Cidade e Aliança Francesa.
O Prêmio IBAC / Escola da Cidade é concedido a pessoas e entidades que se destaquem pela contribuição à Memória Cultural Brasileira. Objetiva contemplar iniciativas de pessoas físicas ou jurídicas, profissionais ou amadoras, cuja atuação seja relevante para a preservação e difusão do Patrimônio Artístico e Cultural Brasileiro, nas 11 áreas de atuação do IBAC: Arquitetura, Artes Plásticas, Cinema, Comunicação, Cultura Popular, Dança, Futebol, Literatura, Memória, Música e Teatro.
Na Edição 2010 receberão o Troféu IBAC - projetado por Elifas Andreato e confeccionado por Celso Rorato - trabalhos nas áreas de Arquitetura, Cinema, Dança e Música.
ABERTURA: Pronunciamento de Maurice Nahory, Diretor Geral da Aliança Francesa
Apresentação musical de abertura: Caio Cury (bandolin) e Felipe Pizzutiello (violão). Tocaram o "Hino Nacional Brasileiro", de Francisco Manuel da Silva e Joaquim Osório Duque Estrada e o samba-exaltação, quase hino, "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso.
Mestres de Cerimônia: Mariana Trama e Milton Gonçalves. Breve apresentação sobre os projetos do IBAC.
No telão imagens de nossos patronos: Ciro Pirondi (arquitetura), Elifas Andreato (artes plásticas), Celso Sabadin (cinema), Juca Kfouri (comunicação), Inezita Barroso (cultura popular), Gisele Bellot (dança), Renê Santana (futebol), Ariano Suassuna (literatura), Aldo Rebelo (memória), Júlio Medaglia (música) e Milton Gonçalves (teatro).
Início da Premiação: São anunciados os 3 finalistas ao Prêmio IBAC 2010 na área de Cinema.
- Coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado (Homenageado)
- Coletivo Alumbramento (Homenageado)
- Revista Eletrônica Zingu! (Ganhador)
Comissão Julgadora: Celso Sabadin (jornalista, escritor e crítico de cinema - site Planeta Tela), Alfredo Sternheim (cineasta, jornalista, escritor e crítico de cinema - revista Set), Cid Nader (jornalista e crítico de cinema - site Cinequanon) e Heitor Augusto (jornalista e crítico de cinema - site Cineclik)
Maetro Júlio Medaglia é convidado ao palco para anunciar o ganhador e entregar o Troféu IBAC.
1º Intervensão artístca: "Alegre em Cordas", coreografia de Gisele Bellot para música "Mourão para Orquestra de Cordas", do compositor Guerra Peixe, com os bailarinos Thais Diniz e Júlio César.
Prosseguindo a premiação: São anunciados os 3 finalistas ao Prêmio IBAC 2010 na área de Música.
- Antonio Nóbrega (Homenageado)
- Fernando Faro (Ganhador)
- Mario Luiz Thompson (Homenageado)
Comissão Julgadora: Renato de Sá - Presidente da Comissão (arranjador e compositor), Claudio Hodnik (maestro e compositor), Francisco Araújo (guitarrista e compositor) Jayme Lessa (pianista e compositor), Kleber Alexandre (maestro e compositor) e Sacha Arcanjo (cantor e compositor)
Sócrates, capitão da inesquecível Seleção Brasileira de 1982, é convidado para anunciar o ganhador e entregar o troféu. Fernanda Faro (filha de Fernando Faro), sobe ao palco para receber, em nome do pai, o troféu das mãos de Sócrates.
Sobem também ao palco Silas Redondo (representante de Antonio Nóbrega) e Mário Luiz Thompson para receber homenagem. Thompson, emocionado, lê poema sobre a importância da Música em nossa vida.
2º Intervensão artística: Exibição do curta metragem "A Árvore do Dinheiro", direção de Marcos Buccini e Diego Credidio. Curta de animação que procura resgatar a simplicidade e a beleza da Literatura de Cordel.
Continuando a premiação: São anunciados os 3 finalistas ao Prêmio IBAC 2010 na área de Arquitetura.
- Eduardo de Almeida e Rodrigo Mindlin Loeb (Homenagem)
- Glauco Campello (Homenagem)
- Maria Elisa Costa (Ganhadora)
Comissão Julgadora: Ciro Pirondi - Presidente da Comissão (arquiteto e Diretor da Escola da Cidade), Anália Amorim (arquiteta e presidente da AEAUSP) e Ruben Otero (arquiteto e coordenador do Curso de Pós-Graduação da Escola da Cidade)
O Poeta Décio Pignatari é convidado para anunciar o ganhador e entregar o troféu.
3º Intervensão artística: "Tarde Gostosa", coreografia de Gisele Bellot para música "Catavento", do compositor Milton Nascimento, com os bailarinos Thais Diniz e Júlio César.
Final da premiação: São anunciados os 3 finalistas ao Prêmio IBAC 2010 na área de Dança.
- Iracity Cardoso e Inês Bogéa (Homenagem)
- Ivan Grandi (Homenagem)
- Luis Arrieta (Ganhador)
Comissão Julgadora: Gisele Bellot - Presidente da Comissão (bailarina, coreógrafa e diretora da Dans La Dans), Júlio César (bailarino e coreógrafo da Dans La Dans) e Vanessas Costa (bailarina e cantora lírica)
O Maetro e compositor Edmundo Villani-Côrtes é convidado ao palco para anunciar o ganhador e entregar o Troféu IBAC.
Milton e Mariana convidam Renato de Sá, Presidente do IBAC, para pronunciamento.
Renato de Sá agradece os presentes, abre oficialmente 2011 - Ano Telê Santana (ano do futebol) e homenageia Ronoel Simões e Johnny Alf, 1º patrono do IBAC. É exibido um trecho do programa Ensaio, gentilmente cedido por Fernando Faro, contendo depoimentos do Johnny e algumas de suas músicas.
Fechando com "chave de ouro", Milton Gonçalves apresenta o show de encerramento do Grupo de Chôro do Conservatório de Tatuí, popularmente conhecido como "Quebrando Galho".
Os músicos conduzem o público da Aliança Francesa até o local do coquetel na Escola da Cidade, ambos situados na rua General Jardim.
Milton Gonçalves, Sofia Ipiadis (Escola da Cidade) e convidado
Luis Arrieta, segurando seu troféu IBAC.
Vencedor do Prêmio IBAC 2010, na categoria Dança
Convidados
Milton Gonçalves e família de Mariana Trama
Glauco Campello, Angela Oskar (IBAC) e Ciro Pirondi (Escola da Cidade)
FICHA TÉCNICA PRÊMIO IBAC / ESCOLA DA CIDADE 2010
COORDENAÇÃO GERAL
Ciro Pirondi e Renato de Sá
PRODUÇÃO EXECUTIVA
Angela Oskar
PRODUÇÃO
Cida Santos
Maria Bob
Rogério Lima
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Camila Regis
ARTE FINAL
Rogério Lima
IMAGENS TELÃO
William Kobata
EDIÇÃO VÍDEO/HOMENAGEM
Larissa Teixeira
Marcelo Oliveira
EQUIPE DE APOIO
Cecília Ottoni
Dayse Lymberopoulos
Érica Cristina Rocha
Leile Cacacci
Glauber J. de Miranda Melo
Mário Francisco dos Santos
Mário T. Lima Jr.
Priscila Rennó da Costa
Sofia Ipiadis
ILUMINAÇÃO
Hugo Vega
SONORIZAÇÃO
LD Locações de Equipamentos de Som Ltda
VÍDEO E FOTOS
Alexandre Marcos Pereira
Karen Goia
Matéria sobre o PRêmio IBAC / Escola da Cidade na Revista Caras de 01/12/2010